Práticas pedagógicas em artes no contexto rural e urbano em Tocantins

Palavras-chave: Arte. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores. Educação do Campo

Resumo

Este artigo socializa os resultados de uma investigação mais ampla realizada em escolas tocantinenses que teve como principal objetivo analisar como a disciplina de Arte é trabalhada em uma escola urbana e em uma escola do campo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, característica exploratória, e segue a perspectiva interpretativa. Constatamos que arte ainda é vista pela maioria dos alunos e professores como sendo basicamente desenho e pintura, e em alguns momentos, de lazer, o que evidencia a sua desvalorização no currículo escolar. Nas escolas pesquisadas há docentes que atuam na disciplina de Arte sem formação específica na área, o que exige medidas urgentes para a qualificação desses professores. Diante disso, é fundamental considerar que esses dados são resultantes de vários fatores, dentre eles, a pouca atenção dada pelo poder público a essa área, na oferta de mais cursos de formação inicial e continuada em artes no Estado do Tocantins.

Biografia do Autor

Cecilia Gomes Carvalho, Universidade Federal do Tocantins
Pós-graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFT. Professora da Rede Pública do Estado do Tocantins. Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins.
Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins
Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Gomes Carvalho, C., & Cunha de Araújo, G. (2020). Práticas pedagógicas em artes no contexto rural e urbano em Tocantins. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e632
Edição
Seção
Artigos