Imagem corporal e construção da identidade na infância sob uma perspectiva pedagógica
Resumo
Este artigo tem como foco a imagem corporal e a identidade de crianças, entre 5 e 7 anos de idade na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo é identificar e analisar produções científicas brasileiras que tratam os conceitos imagem corporal e identidade sob uma perspectiva pedagógica. Utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura para a busca em três repositórios on-line: Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2017. Os resultados convergem para propostas pedagógicas relacionadas à inserção de brincadeiras e jogos no cotidiano escolar como meios fundamentais para o desenvolvimento da imagem corporal e da construção da identidade na infância, e atividades relacionadas à representação gráfica. Apontaram, também, a prática psicomotora como instrumento pedagógico para o desenvolvimento da criança, em sua totalidade.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.