Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico
Resumo
Este estudo teve o objetivo de explorar as relações entre as funções executivas e o desempenho acadêmico. Participaram da pesquisa 142 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas do sul de Minas Gerais, no Brasil, com idade média de 8,15 (DP=0,36), sendo que 79 eram meninos. Foram aplicados o Teste de Stroop Computadorizado, o Teste de Trilhas – parte B, a Torre de Londres e o Teste de Memória de Trabalho Auditiva e Visual. O desempenho foi verificado por meio das notas bimestrais liberadas pela escola. Foram obtidas correlações entre o Teste de Trilhas-B e todas as disciplinas, menos Religião, entre a Torre de Londres e Matemática, Artes e Literatura, entre Memória de Trabalho Auditiva e Ciências e Literatura, entre os grupos de alto e baixo desempenho e o Teste de Trilhas-B, Memória de Trabalho Auditiva e Visual. A regressão logística binária mostrou que a flexibilidade cognitiva explicou significativamente 29,6% da variância do desempenho. Os resultados colaboram com as discussões sobre a importância das funções executivas para o desempenho acadêmico.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.