Uma breve análise do ensino profissionalizante no Brasil
Resumo
Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado concluída em 2012 intitulada História, Trabalho e Educação: ensino profissionalizante do SENAI Ponta Grossa- Paraná. Entende-se que é de suma importância compreender e contextualizar historicamente as relações que tangenciaram a criação do ensino profissionalizante e, sobretudo do SENAI no Brasil; portanto, o estudo refere-se a uma breve retomada do modo de produção do sistema colonial e a sua correlação com a economia, a sociedade, o trabalho e a educação daquele período. Discorrendo sobre a influência de imigrantes no Brasil, a pesquisa avança para as primeiras iniciativas do governo relacionadas ao ensino profissional, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, sob o governo de Nilo Peçanha. Ao final, contextualizamos as diferentes intervenções que vieram a institucionalizar o SENAI no Brasil.Copyright (c) Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.