História da educação matemática e os arquivos do instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra: buscando Claparède e encontrando André Rey

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo- Campus Guarulhos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo divulgar os primeiros resultados de pesquisas que abordam padrões internacionais para o ensino de matemática nos anos iniciais escolares. Tais padrões começaram a ser sistematizados a partir de 1920, numa época em que a História da Educação denomina “pedagogia científica”. Fruto de viagem de estudos aos Arquivos do Instituto Jean-Jacques Rousseau - AIJJR, da Universidade de Genebra, na Suíça, o texto se orienta pela seguinte questão: Que textos e documentos presentes nos AIJJR dão indicativos importantes para estudo das modificações da matemática a ser ensinada nos primeiros anos escolares? Para responder à questão é construída uma breve narrativa que discorre sobre a busca de arquivos e o encontro do personagem ainda não estudado no âmbito da Educação Matemática: André Rey. Os documentos do Fundo Rey mostram-se importantes para análises de um tempo pré-piagetiano, construtor das bases da psicologia cognitivista, aplicada aos ensinos de matemática.Palavras-chave: Aritmética. Educação matemática. Pedagogia científica.
Publicado
2016-11-28
Como Citar
Valente, W. R. (2016). História da educação matemática e os arquivos do instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra: buscando Claparède e encontrando André Rey. Argumentos Pró-Educação, 1(3). https://doi.org/10.24280/ape.v1i3.144
Seção
Especial