A ação docente pelo do olhar do professor: uma abordagem crítico-dialética
Resumo
O sistema educacional de uma sociedade é responsável pela educação e socialização dos indivíduos, sendo as escolas e as universidades as instituições sociais que desempenham esse papel. O presente trabalho teve como objetivo conceber o conceito de ação docente que o professor universitário apresenta e como ele elabora as suas aulas e exerce a sua docência a partir deste conceito. A base teórico-metodológica utilizada foi o materialismo histórico e dialético. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duração de cerca de 30 minutos com um professor de uma universidade pública do norte do Paraná. Foi possível perceber na fala do professor que apesar de uma didática classificada por ele mesmo como tradicional, os alunos apreendem o conteúdo de uma forma eficiente e ele exerce sua prática docente a fim de proporcionar a seus alunos o conhecimento como um todo.Palavras-chave: Prática de ensino. Educação. Ensino superior. Palavras-Chave: Prática de Ensino. Educação. Ensino Superior.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
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