As contribuições do pensamento de Viktor Emill Frankl na formação da consciência valorativa

  • Luciana Cordeiro Telles UCP
  • Josely Ferreira Ribeiro UCP
  • Vera Rudge Werneck UCP

Abstract

Este artigo aborda reflexões sobre a importância de educar o homem deste tempo para os valores, o que seria encontrar um referencial e um critério que garanta o agir humano e consequentemente um sentido para a própria vida. A presente pesquisa tem cunho teórico, sendo realizada através de um levantamento bibliográfico, em que o foco será a relevância da categorização de valores proposta por Viktor Frankl em sua teoria para a formação humana. Para Frankl, os valores são os meios por onde o ser humano realiza sentidos na vida, eles podem ser criativos, quando o homem “ entrega” ao mundo seus talentos, vivenciais, quando o homem “ recebe” do mundo experiências de amor e contemplação do belo e por fim, os valores de atitude, quando o ser humano é provocado a adotar uma postura diante de uma situação que não pode mudar. Nesse sentido, a educação abre o campo visual do educando por meio da própria consciência, para as possibilidades de realização de valores e sentido da vida.

Author Biographies

Luciana Cordeiro Telles, UCP
Luciana Cordeiro Telles é possui graduação em Fisioterapia pela ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (2006) e graduação em Teologia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2015). Curso de especialização em Logoterapia e análise existencial pela Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente ministra cursos de Teologia e Logoterapia, com interesses por estudos e pesquisas nas áreas de psicologia cognitiva e Logoterapia. Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis. Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis.
Josely Ferreira Ribeiro, UCP
Josely Ferreira Ribeiro é doutoranda em Educação pela Universidade Católica, Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, Possui Especialização (Pós Graduação Lato Sensu) em Psicologia do Desenvolvimento Humano - Pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF- Possui bacharelado e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF- graduação em Psicologia interrompida. Atua como professora e coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora/MG.
Vera Rudge Werneck, UCP
Vera Rugde Werneck possui Doutorado em filosofia pela universidade Gama Filho (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963) e possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1959), graduação em Formação de psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), graduação em Orientação educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e outro (especifique) - Colégio Padre Antônia Vieira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, cultura e educação, processos históricos e culturais da educação e valores.

References

ALBUQUERQUE, Francisco Deusimar Andrade. A Ética Personalista de Karol Wojtyla: uma tensão entre Scheler e Kant. Mimesis, Bauru, v. 37, n. 1, p. 7-20, 2016. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v37_n1_2016_art_01.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.

CRUZ, Daniel Nery da. Algumas características da pós-modernidade na concepção de Gilles Lipovetsky. Intuitio, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 79-95, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/intuitio/article/view/13133. Acesso em: 20 jan. 2022.

DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P. da; AQUINO, Thiago Antonio Avellar de (org.). Logoterapia & Educação. São Paulo: Paulus Editora, 2010.

FRANKL, Viktor Emil. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus Editora, 2011.

FREITAS, Marina Lemos Silveira. Educação Integradora da sexualidade humana: resgate do sentido do amor. 2. ed. Ribeirão Preto, SP: Instituto de Educação e Cultura Frankl - IECVF, 2016.

GOTTFRIED, Andrés Enzo. La dinâmica espiritual en la Axiologia de Max Scheler y en la logoterapia de Viktor Frankl. Mendonza: GLE, 2019.

LA TAILLE, Yves de. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

MIGUEZ, Eloisa Marques. Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-164230/publico/TESE.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

MOREIRA, Neir; HOLANDA, Adriano. Logoterapia e o sentido do sofrimento: convergências nas dimensões espiritual e religiosa. Psico-USF, Curitiba, v. 15, n. 3, p. 345-356, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/HxrrqnNtNcfvGT5xQwbmNTf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 dez. 2021.

PAREDES, Alejandro Khaled Salomón. A exploração axiológica em psicoterapia: logoterapia. Avanços em Psicologia, v. 24, n. 2, p. 123-133, 2016. Disponível em: https://revistas.unife.edu.pe/index.php/avancesenpsicologia/article/view/148. Acesso em: 15 fev. 2022.

TELLES, Luciana Cordeiro; ZANATTA, Cleia. Crenças no sentido de vida e habilidades sociais. Curitiba: CRV, 2020.

VALE, Rosângela Martins do. Em busca de sentido à formação integral do ser humano na perspectiva de Viktor E. Frakl. Logos & Existência Revista da Associação de Logoterapia e Análise Existencial, v. 3, n. 2, p. 191-202, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/le/article/view/19944. Acesso em: 03 jan. 2022.

WERNECK, Vera Rudge. Educação e sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2013.

WERNECK, Vera Rudge. Novos valores ou nova hierarquia de valores?. Revista Meta: Avaliação, v. 2, n. 4, p. 73-86, 2010. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/49. Acesso em: 17 fev. 2022.

Published
2022-08-30
How to Cite
Telles, L. C., Ribeiro, J. F., & Werneck, V. R. (2022). As contribuições do pensamento de Viktor Emill Frankl na formação da consciência valorativa. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e885
Section
Artigos