QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESIGUALDADES: UM PANORAMA DOS TEMAS DE ESTUDO (2007 – 2017)

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Qualidade da Educação, Desigualdades, Estado do Conhecimento, Produção do Conhecimento, Educação Superior

Resumo

A investigação aqui apresentada busca compreender a forma como as temáticas da qualidade da educação e desigualdades, são percebidas frente as pesquisas acadêmicas de Programas brasileiros de Pós-Graduação stricto sensu entre os anos de 2007 e 2017, a partir da identificação dos temas de pesquisa privilegiados por essas comunidades de pesquisa. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, a partir da pesquisa bibliográfica e seu foco histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. Os resultados desta investigação acabam por evidenciar a complexidade presente na articulação dos temas qualidade e desigualdades, além da presença marcada de distintos campos disciplinares para o entendimento dos fenômenos relacionados.  A partir das categorias emergentes associadas aos contextos das políticas públicas, aos contextos sociais e aos contextos institucionais, temos um conjunto de temas de pesquisas desenvolvidos no período, em destaque aqueles relacionados a avaliação e garantia da qualidade; e a gestão institucional dos espaços acadêmicos a luz dos contextos institucionais.

Biografia do Autor

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Possui Graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (1968), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1983), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1998) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, integrando o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É a atual coordenadora da Linha de Pesquisa I (Educação, História e Políticas), deste Programa. Desenvolve pesquisas na área de História das Políticas Educacionais no Brasil, relacionadas ao contexto internacional; Indicadores de Qualidade da Educação no Brasil e História da Educação. Atua nos cursos de Licenciaturas da UNISINOS, em disciplinas que relacionam a História da Educação e as Políticas Educacionais.

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Silveira Diogo de Ávila Fontoura, J., & Corsetti, B. (2021). QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESIGUALDADES: UM PANORAMA DOS TEMAS DE ESTUDO (2007 – 2017). Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e771
Seção
Artigos