AS FESTAS ESCOLARES DE 1942: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

  • Gisele Belusso Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: História da Educação, Educação Escolar, Instituição Escolar, Legislação Escolar, Nacionalismo

Resumo

Durante o Estado Novo a educação imbuiu-se de discursos nacionalistas e para tanto utilizou-se das festas escolares para disseminá-los. A partir de então o artigo tem por objetivo analisar as festas escolares realizadas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano de 1942. As fontes documentais mobilizadas para a escrita foram: Livro de Atas de comemorações cívicas de 1942, fotografias, a biografia de um ex-aluno e as narrativas de história oral. Os pressupostos que embasam a análise são a História Cultural e a metodologia utiliza-se da análise documental e da História Oral. Com relação as festas escolares foram marcadas por datas comemorativas para festejar os heróis nacionais e os discursos nacionalistas. A programação das festas escolares contemplou tanto momentos religiosos, quanto práticas escolares como as redações, as declamações, o canto dos hinos e os desfiles.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem. Estado Novo e Escola Nova: práticas políticas da educação no Rio Grande do Sul de 1937 a 1945. Porto Alegre: Ufrgs, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BASTOS, Maria Helena Camara. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942). O novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.

BRESOLIN, Ema. Pedagogia carlista-scalabriniana no contexto sócio-educacional de nosso tempo, 1998. Dissertação (Mestrado em Educação – Faculdade de Educação/PUC/RS); Porto Alegre, 1998.

CÂNDIDO, Renata Marcílio. O que a escola festeja? Uma retomada histórica sobre os tipos e sentidos das festas escolares. In: CATANI, D.B.;GATTI JUNIOR, D. (Org). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. Uberlândia: Edufu, 2015. p.229-250.


CHARTIER, Roger. Leituras e Leitores na França do Antigo Regime. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 2004.


DORIGON, Dino; PONIWASS, Maria Cleufe Bianchi Entre o céu e a Terra. Caxias do Sul, RS: Maneco, 2013.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolar em Belo Horizonte (1906/1918). 2.ed. Uberlândia: EDUFU, 2014.

GERTZ, René E. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo, RS: Editora Universitária, 2005.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, 2001, p.9-44.

KREUTZ, Lucio. A Nacionalização do Ensino no Rio Grande do Sul: medidas preventivas e repressivas. In: QUADROS, Claudemir de. Uma gota amarga: itinerários da nacionalização do ensino no Brasil. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014.

QUADROS, Claudemir de. O discurso que produz a reforma: nacionalização do ensino, aparelhamento do Estado e reforma educacional no Rio Grande do Sul. QUADROS, Claudemir de(Org.). Uma gota amarga: itinerários da nacionalização do ensino no Brasil. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014. p.119-152.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ufrgs, 2006. 428f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros. Educação Scalabriniana no Brasil. 2009. Tese (Doutorado) Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SGANZERLA, Cláudia Mara. A lei do silêncio: repressão e nacionalização no Estado Novo em Guaporé. Passo Fundo, RS: UPF, 2001.

SIGNOR, Lice Maria. João Batista Scalabrini e a imigração Italiana, um projeto sócio pastoral. Porto Alegre: Palotti, 1984.

_______, Lice Maria. Irmãs Missionárias de São Carlos, Scalabrinianas – 1895 - 1934. Brasília: CSEM, 2005.

SOUZA, Wlaumir Donisete de. Anarquismo, Estado e Pastoral do Imigrante: das disputas ideológicas pelo imigrante aos limites da ordem, O Caso de Idalina. São Paulo: UNESP, 2000.
Publicado
2021-12-20
Como Citar
Belusso, G. (2021). AS FESTAS ESCOLARES DE 1942: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e753
Seção
Artigos