Laboratórios de Informática das Escolas Públicas: um estudo de caso na região norte do Estado do Rio Grande do Sul

  • Clenio Vianei Mazzonetto CESURG- Centro de Ensino Superior Riograndense
  • Ricardo Cocco UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS
  • Sidnei Renato Silveira Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS
  • Rosana Cristina Kohls Professora Titular da UNC – Universidade do Contestado.

Abstract

 Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado junto a vinte e seis escolas públicas, sendo dezesses estaduais e dez municipais, distribuídas em dezessete municípios do Estado do Rio Grande do Sul, visando identificar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação – especialmente os Laboratórios de Informática, estão sendo utilizados nestes espaços. Os resultados apontam que a maioria das escolas precisa de renovação nos equipamentos, bem como carece de profissionais técnicos e docentes da área de Informática, que possam desenvolver projetos interdisciplinares, unindo os saberes e competências estudados na escola com as tecnologias da atualidade. Como possibilidade, o artigo propõe a inserção de Licenciados em Computação para atuarem nas escolas, planejando, orientando e articulando as Tecnologias da Informação como apoiadoras dos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.

Author Biographies

Clenio Vianei Mazzonetto, CESURG- Centro de Ensino Superior Riograndense
CESURG- Centro de Ensino Superior Riograndense
Ricardo Cocco, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS
Sidnei Renato Silveira, Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS
 Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS
Rosana Cristina Kohls, Professora Titular da UNC – Universidade do Contestado.
Doutora em Educação pela UPF – Universidade de Passo Fundo. Professora Titular da UNC – Universidade do Contestado.

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Published
2022-05-15
How to Cite
Mazzonetto, C. V., Cocco, R., Silveira, S. R., & Kohls, R. C. (2022). Laboratórios de Informática das Escolas Públicas: um estudo de caso na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e657
Section
Artigos