Laboratórios de Informática das Escolas Públicas: um estudo de caso na região norte do Estado do Rio Grande do Sul
Abstract
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado junto a vinte e seis escolas públicas, sendo dezesses estaduais e dez municipais, distribuídas em dezessete municípios do Estado do Rio Grande do Sul, visando identificar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação – especialmente os Laboratórios de Informática, estão sendo utilizados nestes espaços. Os resultados apontam que a maioria das escolas precisa de renovação nos equipamentos, bem como carece de profissionais técnicos e docentes da área de Informática, que possam desenvolver projetos interdisciplinares, unindo os saberes e competências estudados na escola com as tecnologias da atualidade. Como possibilidade, o artigo propõe a inserção de Licenciados em Computação para atuarem nas escolas, planejando, orientando e articulando as Tecnologias da Informação como apoiadoras dos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.References
ARAÚJO, M. (2019). Prefeitura de Santa Maria e Governo do Rio Grande do Sul lançam o projeto Educação Gaúcha Conectada. Disponível em: <https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/18325-prefeitura-de-santa-maria-e-governo-do-rio-grande-do-sul-lancam-o-projeto-educacao-gaucha-conectada>. Acesso em março, 2019.
BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em abril, 2019.
BRASIL (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96>. Acesso em abril, 2019.
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H; SOMMER, L. H.. Estudos culturais, educação e pedagogia. In.: Revista Brasileira de Educação, Maio/Jun/Jul/Ago 2003 Nº 23. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a03. Acessado em 22 de julho de 2015.
LUKESI, C. C. (2010) Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez.
MEC Ministério da Educação. (2012). Parecer CNE/CES 136/2012: Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11205-pces136-11-pdf&category_slug=julho-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em abril, 2019.
MEC Ministério da Educação (2015). Resolução CNE/CP 2/2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em abril, 2019.
ORSO, P. J.; GONÇALVES, S.; MATOS, V. (Orgs). (2008). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular.
PINTO, Á. V. (1985) Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
SILVEIRA, S. R.; PEREIRA, A. S.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B. (2018) Potencialidades e Desafios do Curso de Licenciatura em Computação a Distância da UFSM/UAB. Anais do CBIE 2018 – Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8334>. Acesso em fevereiro, 2019.
SBC Sociedade Brasileira de Computação. (2018) Diretrizes para o Ensino de Computação Básica. Documento Interno da Comissão de Educação Básica da SBC..
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. (2011) Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015. Disponível em: <http://pdi.ufsm.br/images/PDI_2011-2016/PDI-2011-2016.pdf>. Acesso em novembro de 2018.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (2016). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/frederico/index.php/curso/educacao-a-distancia-ead?layout=edit&id=1962>. Acesso em abril de 2019.
VASCONCELLOS, C. S. (2000) Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad.
YIN, R. K. (2010). Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Copyright (c) 2022 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.