Modos de ser e sentir: entrelaçando narrativas das crianças e professoras quilombolas

  • Noélia da Silva Miranda de Araújo UFES- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Patricia Gomes Rufino Andrade UFES
  • Sidineide Vidigal Reginaldo UFES
  • Genilda Cassiano UFES
Keywords: Quilombola, Q

Abstract

The pedagogical proposal of the school of the quilombola community of Linharinho in Conceição da Barra-ES has been formulated observing its insertion into this traditional community. This text points out the reflections of the teacher researchers who focus on the following question: what do the quilombola children have to say to us in their ways of being and feeling the school and community? The objective of our work is to value the children's narratives to think of pedagogical actions and implementation of public policies in the community. We conclude that the school and community present itself in the search for alternatives listening to the students' narratives, so that with them and for them new horizons are built, valuing the knowledge, cultures and traditions of the community. 

Author Biographies

Noélia da Silva Miranda de Araújo, UFES- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Mestranda em Educação no PPGMPE-UFES. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007),especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil,princesas de outras etnias, meninas negras na literatura, rua, infância, espaço público e educação pública. Escritora do livro: ZACIMBA GABA, princesa guerreira, "a história que não te contaram",uma história dos negros e negras do ES, publicado em 2015. Autora junto a outras 19 colaboradoras do livro: "De ZACIMBAS A SUELYS" Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo, publicado em 2017, Compositora de 5 músicas gravadas e anexadas no livro: "Mirandinha, a menina que queria pegar uma estrela", do autor e ilustrador Gió Araújo. Recebeu os prêmios "professora Olga Borges", em 2009 e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos anti-racismo nas escolas da rede municipal de ensino. Recebeu homenagens por relevantes trabalhos prestados aos municípios de Cariacica-ES/2015 e Vitória/ES 2017. em 2018,recebeu da UNEGRO-ES, homenagem ao dia da mulher negra latino e caribenha.É Professora efetiva e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Colaborou na reformulação das Diretrizes Curriculares da Educação Básica e EJA da Prefeitura Municipal de Vitória/2016 no qual teve seu trabalho referenciado no eixo: Práticas para a diversidade. Participa do Fórum Araceli. Atua/trabalha na comissão de educação em direitos humanos da secretaria de educação de Vitória-ES.
Patricia Gomes Rufino Andrade, UFES
Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE); Líder do Diretório de Pesquisa: Educação para Relações Étnico-Raciais, Territorialidades e Novas Mídias, Professora da Graduação em Educação do Campo; Coordenadora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros- NEAB-UFES.
Sidineide Vidigal Reginaldo, UFES
Professora da Educação Quilombola/ Coordenadora da Educação do Campo e Comissão de Estudos Afro-Brasileiros na Secretaria de Educação de Conceição da Barra - ES.
Genilda Cassiano, UFES
Professora da Educação Quilombola- Sala Multisseriada na EMEF “Linhares” - Liderança na Comunidade de Linharinho - Conceição da Barra - ES.

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Published
2020-04-29
How to Cite
da Silva Miranda de Araújo, N., Gomes Rufino Andrade, P., Vidigal Reginaldo, S., & Cassiano, G. (2020). Modos de ser e sentir: entrelaçando narrativas das crianças e professoras quilombolas. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e625
Issue
Section
Dossiê