CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS

  • Marcelo Vera Cruz Diniz
  • Bráulio José de Oliveira Pereira Instituto Federal da Bahia
Palavras-chave: Formação de professores. Educação profissional. Currículo integrado

Resumo

Tratamos aqui uma pesquisa em andamento sobre os cursos de formação pedagógica para os docentes graduados não licenciados dos institutos federais. Por meio de um estudo de caso, utilizando-se de análise documental dos projetos pedagógicos destes cursos, esta pesquisa tem por objetivo analisar as propostas de licenciatura direcionadas à formação do magistério para atuarem na educação profissional no que diz respeito à concepção pedagógica de ensino integrado presente em seus textos. Tal estudo justifica-se pela intenção em descrever o cenário de formação proposto pelos IF aos seus professores não licenciados. Os resultados preliminares apontam que os projetos negligenciam temas como trabalho como princípio educativo, interdisciplinaridade, contextualização e transformação da realidade social, considerados elementos orientadores em práticas pedagógico-curriculares integradoras.Palavras-chave: Formação docente. Educação profissional. Currículo integrado.

Biografia do Autor

Marcelo Vera Cruz Diniz
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia
Bráulio José de Oliveira Pereira, Instituto Federal da Bahia
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia

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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Diniz, M. V. C., & Pereira, B. J. de O. (2020). CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e612
Edição
Seção
Artigos