REVISÃO NARRATIVA SOBRE AS PRÁXIS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: POR UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

  • Telma Temoteo dos Santos Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG/UERJ)

Abstract

A educação em saúde é dependente da estrita conexão entre os saberes científicos e comuns e o cotidiano/vivências dos indivíduos participantes, de modo a produzir resultados capazes de mudar a situação de vida. Assim, este trabalho conduziu uma revisão narrativa sobre a contextualização das práticas dos profissionais da educação e saúde por meio dos temas geradores freirianos buscando convergências com pesquisas que se debruçaram sobre os desafios no enfrentamento de agravos à saúde. Para isso, buscou-se a sustentação teórica e epistemológica em autores da Pedagogia Crítica e Popular que defendem uma prática dialógica oriunda do contexto dos sujeitos. Apontamos que é plausível a introdução dos temas geradores nas práxis da educação em saúde e que as reflexões iniciais podem levar ao desenvolvimento de trabalhos contextualizados para a educação e saúde.

Author Biographies

Telma Temoteo dos Santos, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Especialista em Imunohematologia (UFRJ), Mestre em Ciências (Ensino em Biociências e Saúde), Doutoranda em Ciências (Ensino em Biociências e Saúde) Fiocruz/RJ. 
Rosane Moreira Silva de Meirelles, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG/UERJ)
Professora Adjunta (2015 - atual) - Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG/UERJ).Coordenadora Adjunta (2017) - Programa stricto sensu em Ensino de Biologia (PROFBIO - polo UERJ).Orientadora (2004 - atual)- Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC - Fiocruz

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Published
2021-04-11
How to Cite
Santos, T. T. dos, & Meirelles, R. M. S. de. (2021). REVISÃO NARRATIVA SOBRE AS PRÁXIS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: POR UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e604
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