Ensino de matemática para normalistas do Instituto de Educação Régis Pacheco (1969-1972)
Abstract
Neste artigo interpreta-se de que forma saberes relacionados ao ensino de matemática, contidos em um manual para professores primários, estiveram presentes na formação de normalistas do Instituto de Educação Régis Pacheco, em Jequié-BA, no período de 1969 a 1972. O recorte temporal se refere ao tempo de formação de duas depoentes e a data de publicação do manual O livro didático: sua utilização em classe. O trabalho se fundamenta na História Cultural, no conceito de apropriação, conforme Chartier (2002); na História das Disciplinas Escolares, segundo Chervel (1990); e, para a produção dos depoimentos, na História Oral Temática, de acordo com Meihy (1996). Foi possível interpretar que os saberes a ensinar e os saberes para ensinar a matemática, abordados no citado curso e no manual analisados, davam enfoque, respectivamente, a conteúdos do primário e a modos de ensiná-los, com indícios da Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna.References
#
Copyright (c) 2019 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.