A leitura literária dos determinantes presentes na obra "A metamorfose" de Kafka

Palavras-chave: literatura; ensino

Resumo

Esta pesquisa buscou contribuir com a Leitura Literária da obra A metamorfose de Franz Kafka no que concerne ao desvelamento dos determinantes presentes no discurso do autor. Nota-se que grande parte dos leitores realiza uma leitura superficial das obras literárias, ato que prejudica o entendimento da obra como um todo, por isto a importância deste tipo de pesquisa para a área da Educação. A base teórica para a análise foi o Materialismo Histórico e Dialético. A metodologia consistiu na observação de frases dentro do texto e a relação que as mesmas possuem com os determinantes do discurso, assim como a influência desses na totalidade de compreensão da obra. A obra A metamorfose representa um marco referencial na Literatura ao questionar a submissão do ser humano ao capital, que interfere diretamente nas relações sociais.

Biografia do Autor

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina
Gestora de instituição estadual de ensino de Educação Básica. Graduação em Economia e Letras pela UEL (1996-2012). Mestre em Educação pela UEL (2015). Doutoranda em Educação pela UEL (2018-2022).
Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina
Professora de Pós-graduação em Educação da UEL. Professora do Departamento de Educação. Graduação em Letras e Pedagogia pela UEM. Mestrado em Educação pela UEM.  Doutora em Letras pela UEL. Pós-doutorado pela UNESP-Marília.

Referências

#

Publicado
2019-12-14
Como Citar
Galvão, R. M., & Franco, S. A. P. (2019). A leitura literária dos determinantes presentes na obra "A metamorfose" de Kafka. Argumentos Pró-Educação, 4(12). https://doi.org/10.24280/ape.v4i12.449
Seção
Artigos