Desvendar problemas históricos: temporalidade e causalidade no ensino de História
Abstract
O artigo debate a questão do ensino de História a partir da ideia de explicação histórica, inspirando-se na teoria da História de Jörn Rüsen e em princípios da Educação Histórica. Investigam-se dois elementos essenciais nas narrativas explicativas produzidas por alunos: tempo e causalidade. Importantes componentes da construção do saber histórico dos estudantes, se pouco ou insuficientemente trabalhados no cotidiano escolar acarretam incongruências na produção de narrativas históricas explicativas.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.