Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos trabalhadores nos Institutos Federais
Abstract
Neste artigo analisa-se como a Ciência e a Tecnologia – C&T são aproximadas e distanciadas das ofertas educacionais destinadas aos trabalhadores, buscando-se aprofundar essa análise no âmbito dos Institutos Federais de Educação – IF. Como campo empírico de investigação, analisou-se o Instituto Federal de Educação de Santa Catarina – IFSC. Para a condução da pesquisa adotou-se o referencial teórico e metodológico do Materialismo Histórico e Dialético, utilizando-se como procedimentos de pesquisa a análise de bibliografias relacionadas ao transcurso histórico abrangente, bem como entrevistas com professores e gestores do IFSC. Como resultado verificou-se que, em uma trajetória histórica, ora a C&T são aproximadas das ofertas educacionais, ora são distanciadas a partir dos interesses a serem atendidos. Nos IF, verifica-se que, ao mesmo tempo em que é incentivada a produção de C&T, de modo diverso também constitui-se verdadeira arquitetura educacional, em que propostas educacionais lastreadas em conhecimentos científicos, tecnológicos e histórico-sociais permanecem restritas.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.