O periódico Movimento da UNE (1962-1963): um canal do pensamento progressista
Abstract
Este artigo se situa no campo da história da educação brasileira e tem como objeto de investigação o projeto de emancipação veiculado pelo periódico Movimento da União Nacional dos Estudantes, publicado entre os anos de 1962 e 1963. O objetivo é identificar como as condições materiais da sociedade brasileira influenciaram no conceito de emancipação, presente nesse impresso estudantil, e as distinções entre este pensamento e as concepções elaboradas por Karl Marx e por Friedrich Engels. Fundamentado nas categorias totalidade e contradição, do materialismo histórico dialético, e tendo como fonte primária a revista Movimento, conclui que o projeto de emancipação difundido por este impresso estava inserido no contexto do movimento nacional e progressista brasileiro, registrado nos anos finais da década de 1950 e início dos anos 1960, e vinculado à ideologia burguesa liberal.Copyright (c) 2018 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.