Diferenças considerando ano escolar no Ensino Fundamental: um estudo com estilos intelectuais
Abstract
Baseado na Teoria do Autogoverno Mental, os estilos intelectuais/pensamento podem ser caracterizados como a maneira preferencial utilizada por cada indivíduo para obter conhecimentos e utilizar suas capacidades intelectuais disponíveis. Foi objetivo do presente estudo exploratório analisar diferenças considerando ano escolar do Ensino Fundamental em relação aos estilos intelectuais. Foi utilizada a Thinking Styles Inventory em 370 estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental. A escala apresenta questões no formato Likert no qual o aluno assinala a resposta mais adequada. Os dados foram organizados em planilha e submetidos às estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados revelaram diferença significativa na pontuação das escalas entre os estudantes dos anos analisados. Os dados foram discutidos em termos das implicações psicoeducacionais pertinentes, evocando a necessidade de maiores estudos acerca dos estilos intelectuais.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino Fundamental. Estilos Intelectuais.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
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