Terceirização nos tempos do cólera: o amor do setor público à precariedade
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a política educacional paulista em especial no que tange às relações de trabalho praticadas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as formas de contratação de professores no período compreendido entre 1999 e 2015. Essas, articuladas a outras medidas, levou à constatação da adoção do Estado gerencial, implementado em 1995 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que conferiu amparo político e legal para que, em São Paulo, governado pelo mesmo partido político, servisse de um fidedigno laboratório social para experienciar o gerencialismo. A nova gestão pública, seguindo seus preceitos oriundos do setor privado, indica: a redução de custos, o aumento da eficiência nas esferas operacionais e gerenciais, refinamento das formas de controle sobre os professores e a tentativa de prescrever o trabalho intelectual baseando-se na estandardização dos conteúdos e aulas a serem avaliadas em série posteriormente.Palavras-chave: Trabalho docente. Política educacional. Gestão pública.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.