Relações formativas no processo de pesquisar na e com a escola
Abstract
O presente artigo trata da inserção de uma pesquisadora em uma escola de ensino fundamental em um município do interior do Estado de São Paulo/Brasil. Problematiza a entrada da pesquisadora na sala de aula ao acompanhar o trabalho pedagógico de duas professoras ao longo de um ano letivo. São consideradas as práticas de pesquisa construídas a partir do encontro com elas e discute-se o sentido da presença dessa pesquisadora na sala de aula e na escola. O trabalho, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, baseia-se em autores tais como Bakhtin, Freitas e Amorim. O trabalho apresenta uma perspectiva de fazer “pesquisa na e com a escola” que está sustentada por uma trilogia – pesquisa-alteridade-formação. Perspectiva que indicia encaminhamentos teórico-metodológicos que dizem da potencialidade da pesquisa nos processos formativos de todos os sujeitos implicados na escola e na universidade, destacando a dimensão dialógica e de colaboração nas práticas de pesquisa.Palavras-chave: Formação. Pesquisa. Escola.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
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