Foco e Escopo

Argumentos Pró-Educação, periódico do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, tem por objetivo publicar estudos que contribuam para a formação do pesquisador do campo da Educação e de áreas afins por meio da divulgação e disseminação de textos de autores vinculados a instituições nacionais e internacionais.

Tem caráter interdisciplinar e publica Artigos (frutos de pesquisa científica), Ensaios (decorrentes de reflexões teórico-metodológicas) ou Relatos de Experiência (decorrentes da reflexão e problematização de uma experiência profissional). Publica também resenhas bibliográficas, entrevistas de autores nacionais e internacionais reconhecidos e tem se empenhado no acolhimento de Dossiês ou Números Temáticos como espaço para abordagens diversas de temas que emergem como focos de interesse nos debates contemporâneos. Todas essas propostas são recebidas em fluxo contínuo.

Público-alvo

Este periódico é dirigido a pesquisadores, professores, bibliotecários, profissionais e estudantes com interesse no campo da educação e áreas afins.

Idiomas da Publicação

Podem ser publicados artigos em português e espanhol.

Considerações Éticas

A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor (es). Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte dos consultores ad hoc.

Recomenda-se que os artigos que envolvem pesquisa com seres humanos indiquem a aprovação pelo Comitê de Ética. Caso isso não tenha ocorrido, solicita-se que seja colocada nota de rodapé informando os cuidados éticos que foram considerados pelos autores na elaboração do estudo.

Orientamos que sejam consultados os seguintes documentos:

  • Código de boas práticas científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/
  • Documento Ética e integridade na prática científica - CNPq
  • Website do COPE, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa. Disponível em: http://publicationethics.org

Processo de Avaliação pelos Pares

As pesquisas, estudos, experiências profissionais e resenhas recebidas são submetidas a uma revisão inicial por parte da equipe editorial. Os trabalhos que não cumpram os requisitos estabelecidos na política editorial e de seções serão recusados. Se cumprirem esses requisitos, serão enviados a pesquisadores independentes para sua revisão pelo sistema de pares às cegas.

O resultado da revisão poderá ser:

1. Favorável à publicação;

2. Favorável à publicação, com pequenas modificações;

3. Favorável à publicação com grandes modificações.

4. Desfavorável à publicação.

Quando o resultado de uma avaliação está condicionado a revisão ou reapresentação, os autores terão um tempo máximo de um mês para enviar uma nova versão do trabalho com as revisões requeridas.

Periodicidade

Os números da Revista Argumentos Pró-Educação serão publicados na modalidade de "Publicação Contínua", em volume único anual.

Política de Acesso Livre

A revista Argumentos Pró-Educação oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, buscando promover e publicizar o conhecimento científico ao público. Ademais, o/ a(s) autor(es/as) estão isentos de quaisquer custos, tanto na submissão quanto na publicação do artigo.

Política editorial

Todos os trabalhos enviados para publicação na Revista Argumentos Pró-Educação devem incluir uma revisão e uma fundamentação teórica do tema objeto de estudo, assim como uma descrição da metodologia utilizada. Os trabalhos deverão conter: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências.

Todas as contribuições deverão estar nas Normas de Publicação disponíveis em Diretrizes aos Autores na página Web da Revista. Os trabalhos que não obedeçam a todos os requisitos estabelecidos na Política Editorial serão recusados. A Revista Argumentos Pró-Educação publica textos em português, espanhol ou inglês.

Condições para submissão

A Revista recebe artigos por demanda espontânea em fluxo contínuo. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados na página de submissão do programa SEER. As submissões que não estiverem de acordo com as normas disponibilizadas nas Diretrizes aos Autores serão devolvidas aos autores.

Política de controle de plágio

A revista segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (Cope)  no que diz respeito principalmente a questões de plágio e autoplágio, zelando pela boa conduta ética de suas publicações científicas. O Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae) também orienta essas recomendações.

Os editores associados utilizam programas antiplágio.

 

Política de taxas para processamento e publicação de artigos

A revista Argumentos Pró-Educação NÃO possui taxas para processamento ou publicação de artigos. Não efetuamos quaisquer conbranças para tramitação dos originais ou publicação dos artigos aprovados.

Outras informações

A revista não aceita colaborações que em seu conteúdo expressem qualquer tipo de propaganda econômica, comercial, político-partidária, profissional ou de outra natureza, reservando-se o direito de exigir respeito à ética e rigor científicos.

Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

A Revista se reserva o direito de fazer alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Fontes de Apoio

  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí
  • Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás

Histórico do periódico

A Revista Argumentos Pró-Educação, periódico do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí  - Univás, teve seu primeiro número publicado em abril de 2016. No ano seguinte foi classificada no estrato B3 na área de Educação e B2 na de Ensino do Qualis periódicos. A partir de 2019 conta com nova equipe editorial e tem um caráter ainda mais interdisciplinar.