A CRIAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL DELFIM MOREIRA EM POUSO ALEGRE - MG.

  • Elizabete Maria Espíndola

Resumo

Este artigo busca discutir a criação da Escola Profissional Delfim Moreira na cidade de Pouso Alegre, em 1917, no contexto político da Primeira República. O mesmo também buscou discutir a influência que a Igreja Católica exerceu nesse processo por meio da figura de Dom Otávio Chagas de Miranda, e do apoio recebido pela oligarquia local que incentivou a implantação de um modelo pedagógico educacional de caráter assistencialista. A metodologia de pesquisa apoiou-se na análise das fontes históricas como fotografias e impressos como a revista da Escola Profissional Delfim Moreira à luz do diálogo com a bibliografia sobre a História Política e da Educação no Brasil. Os resultados apontam para um processo educacional em que se privilegiou um modelo pedagógico em que a ênfase era dada nos ofícios manuais e que pouco promoveu a emancipação e a construção do sentido de cidadania.

Biografia do Autor

Elizabete Maria Espíndola
Doutora em História pela UFMG, professora do Mestrado em Bioética e do Curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás.
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Espíndola, E. M. (2016). A CRIAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL DELFIM MOREIRA EM POUSO ALEGRE - MG. Argumentos Pró-Educação, 1(2). https://doi.org/10.24280/ape.v1i2.97
Seção
Artigos