Tramas Discursivas que enredam o TDAH: uma contribuição para a educação contemporânea

  • JÚNIA GARCIA FRANÇA MOTA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - SP
Palavras-chave: Análise de Discurso. TDAH. Educação.

Resumo

Estudar alguns pressupostos teóricos da análise de discurso, em convergência com a teoria da enunciação, suscitou importantes reflexões acerca das possíveis contribuições dessas teorias para o processo de constituição e educação dos sujeitos contemporâneos. Logo, a proposta deste ensaio é a de empreender uma produção acerca das tramas discursivas que enredam os sujeitos diagnosticados com o Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade (TDAH) oportunizando, a partir de tais reflexões discursivas, uma contribuição que possa ser relevante para compreender tais sujeitos no contexto escolar contemporâneo. A partir do diálogo com filósofos tradicionais e contemporâneos de renome, com destaque para as abordagens de Byung-Chul Han, esta produção aponta questões relacionadas aos aspectos do conhecimento bem como das relações sociais e pedagógicas que atravessam o sujeito diagnosticado com TDAH na contemporaneidade, mediante análise e reflexão de alguns aspectos relevantes acerca do momento e do contexto que o permeia. Nessa direção é esperado que os conhecimentos produzidos a partir deste ensaio possam contribuir como instrumento de relevância científica, ampliando os referenciais teóricos na área, motivando novas pesquisas acerca do assunto, bem como instrumentalizando contribuições e possibilidades para a (re)significar o sujeito diagnosticado com TDAH no contexto singular e diverso do processo educacional contemporâneo.  

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Publicado
2022-05-15
Como Citar
FRANÇA MOTA, J. G. (2022). Tramas Discursivas que enredam o TDAH: uma contribuição para a educação contemporânea . Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e888
Seção
Ensaio