A PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA PROVA BRASIL E O TRABALHO FORMATIVO

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Miola Galvão de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O artigo pretende analisar a proficiência em Língua Portuguesa requerida na Prova Brasil e o trabalho do docente em sala de aula. Para tanto, serão analisados os descritores da Prova Brasil e os planejamentos escolares dos docentes de Língua Portuguesa de uma Escola Estadual pública participante do OBEDUC no período de 2010 a 2013. Tendo como princípio a preocupação com o trabalho docente para a formação humana, o Materialismo Histórico e Dialético será a base teórica para a análise dos documentos. Os resultados indicam que não existe um trabalho de formação integral do aluno na Prova Brasil, também não se percebe uma preocupação consubstanciada na formação omnilateral do aluno no caderno de planejamento do professor, sendo assim percebe-se que ambos os documentos objetivam apenas a formação unilateral do estudante consubstanciada nas pedagogias do aprender a aprender.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina PR
Rosangela Miola Galvão de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Bolsista OBEDUC  - professora da educação Básica
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Franco, S. A. P., & Oliveira, R. M. G. de. (2016). A PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA PROVA BRASIL E O TRABALHO FORMATIVO. Argumentos Pró-Educação, 1(2). https://doi.org/10.24280/ape.v1i2.83
Seção
Artigos