QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESIGUALDADES: UM PANORAMA DOS TEMAS DE ESTUDO (2007 – 2017)
Resumo
A investigação aqui apresentada busca compreender a forma como as temáticas da qualidade da educação e desigualdades, são percebidas frente as pesquisas acadêmicas de Programas brasileiros de Pós-Graduação stricto sensu entre os anos de 2007 e 2017, a partir da identificação dos temas de pesquisa privilegiados por essas comunidades de pesquisa. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, a partir da pesquisa bibliográfica e seu foco histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. Os resultados desta investigação acabam por evidenciar a complexidade presente na articulação dos temas qualidade e desigualdades, além da presença marcada de distintos campos disciplinares para o entendimento dos fenômenos relacionados. A partir das categorias emergentes associadas aos contextos das políticas públicas, aos contextos sociais e aos contextos institucionais, temos um conjunto de temas de pesquisas desenvolvidos no período, em destaque aqueles relacionados a avaliação e garantia da qualidade; e a gestão institucional dos espaços acadêmicos a luz dos contextos institucionais.Referências
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