COMPETÊNCIA EM TECNOLOGIAS E TRAÇOS DE PERSONALIDADE: ESTUDO PSICOMÉTRICO COM UNIVERSITÁRIOS

  • Luana Comito Muner
  • Maria Cristina Joly Universidade de Brasília

Resumo

O estudo caracterizou o perfil universitário quanto à competência em tecnologias (TIC) e personalidade e verificou evidências de validade de critério para a Escala Competência em Tecnologias (CoTech). Aplicou-se a Bateria Fatorial de Personalidade e CoTech coletivamente a 149 alunos de cursos de Exatas, Humanas e Biológicas, com idades entre 17 e 52 anos, sendo 55% do sexo feminino. Os resultados revelaram alta competência em TIC e baixo nível de neuroticismo. Há diferenças significativas por sexo para Expertise e Socialização. Os rapazes apresentaram maiores médias em “Expertise” em relação às moças. Quanto à socialização, as mulheres tiveram escore maior que os homens. Constataram-se correlações estatisticamente significativas com baixa magnitude, sendo positivas entre Extroversão, Socialização e Realização com a CoTech e negativas entre Neuroticismo e Expertise e a CoTech. Tais resultados apresentam novas evidências de validade para a escala em processo de análise psicométrica.Palavras-chave: Psicometria. Estudantes universitários. Traços de personalidade.

Biografia do Autor

Maria Cristina Joly, Universidade de Brasília
Universidade de BrasíliaPPG- Desenvolvimento Humano e Saúde Laboratório de Psicologia Escolar
Publicado
2016-04-23
Como Citar
Muner, L. C., & Joly, M. C. (2016). COMPETÊNCIA EM TECNOLOGIAS E TRAÇOS DE PERSONALIDADE: ESTUDO PSICOMÉTRICO COM UNIVERSITÁRIOS. Argumentos Pró-Educação, 1(1). https://doi.org/10.24280/ape.v1i1.76
Seção
Artigos