HEGEL E OS ESCRITOS SOBRE A EDUCAÇÃO

  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O texto revela um pouco da trajetória da vida, obras e do pensamento do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, forte expressão do pensamento alemão do século XVIII. Especificamente, neste trabalho, buscou-se identificar a concepção de educação do autor, a partir das leituras dos textos produzidos pelos discursos sobre educação de Hegel, em especial nas formaturas dos estudantes no Ginásio de Nuremberg, onde o autor foi diretor. Com a frase a formação é sempre um processo difícil e laborioso, é possível perceber o grau de comprometimento do pensador com o processo de formação dos meninos de Nuremberg, pois é desta forma que aplica o conceito de Bildung, fincado na sua concepção de dialética.Palavras-chave: Hegel. Formação. Bildung.

Biografia do Autor

Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia
Graduado em FilosofiaMestre em Filosofia da EducaçãoDoutor em Educação, linha de concentração em Filosofia e História da EducaçãoDocente da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia-MGDocente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2016-04-23
Como Citar
Quillici Neto, A. (2016). HEGEL E OS ESCRITOS SOBRE A EDUCAÇÃO. Argumentos Pró-Educação, 1(1). https://doi.org/10.24280/ape.v1i1.72
Seção
Artigos