Modos de ser e sentir: entrelaçando narrativas das crianças e professoras quilombolas

  • Noélia da Silva Miranda de Araújo UFES- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Patricia Gomes Rufino Andrade UFES
  • Sidineide Vidigal Reginaldo UFES
  • Genilda Cassiano UFES
Palavras-chave: Quilombola, Educação quilombola, Narrativas, Educação antirracista

Resumo

A proposta pedagógica da escola da comunidade quilombola de Linharinho em Conceição da Barra-ES tem sido formulada observando sua inserção dentro dessa comunidade tradicional. Este texto traz as reflexões das professoras pesquisadoras que se debruçam sobre a seguinte pergunta: o que as crianças quilombolas têm a nos dizer em seus modos de ser e de sentir a escola e comunidade? O objetivo do nosso trabalho é valorizar as narrativas das crianças para se pensar ações pedagógicas e implementação de políticas públicas na comunidade. Concluímos que a escola e comunidade estão na busca de alternativas, ouvindo as narrativas dos estudantes, para que com eles e para eles se construam novos horizontes, valorizando os saberes, as culturas e tradições da comunidade.

Biografia do Autor

Noélia da Silva Miranda de Araújo, UFES- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Mestranda em Educação no PPGMPE-UFES. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007),especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil,princesas de outras etnias, meninas negras na literatura, rua, infância, espaço público e educação pública. Escritora do livro: ZACIMBA GABA, princesa guerreira, "a história que não te contaram",uma história dos negros e negras do ES, publicado em 2015. Autora junto a outras 19 colaboradoras do livro: "De ZACIMBAS A SUELYS" Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo, publicado em 2017, Compositora de 5 músicas gravadas e anexadas no livro: "Mirandinha, a menina que queria pegar uma estrela", do autor e ilustrador Gió Araújo. Recebeu os prêmios "professora Olga Borges", em 2009 e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos anti-racismo nas escolas da rede municipal de ensino. Recebeu homenagens por relevantes trabalhos prestados aos municípios de Cariacica-ES/2015 e Vitória/ES 2017. em 2018,recebeu da UNEGRO-ES, homenagem ao dia da mulher negra latino e caribenha.É Professora efetiva e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Colaborou na reformulação das Diretrizes Curriculares da Educação Básica e EJA da Prefeitura Municipal de Vitória/2016 no qual teve seu trabalho referenciado no eixo: Práticas para a diversidade. Participa do Fórum Araceli. Atua/trabalha na comissão de educação em direitos humanos da secretaria de educação de Vitória-ES.
Patricia Gomes Rufino Andrade, UFES
Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE); Líder do Diretório de Pesquisa: Educação para Relações Étnico-Raciais, Territorialidades e Novas Mídias, Professora da Graduação em Educação do Campo; Coordenadora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros- NEAB-UFES.
Sidineide Vidigal Reginaldo, UFES
Professora da Educação Quilombola/ Coordenadora da Educação do Campo e Comissão de Estudos Afro-Brasileiros na Secretaria de Educação de Conceição da Barra - ES.
Genilda Cassiano, UFES
Professora da Educação Quilombola- Sala Multisseriada na EMEF “Linhares” - Liderança na Comunidade de Linharinho - Conceição da Barra - ES.

Referências

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
da Silva Miranda de Araújo, N., Gomes Rufino Andrade, P., Vidigal Reginaldo, S., & Cassiano, G. (2020). Modos de ser e sentir: entrelaçando narrativas das crianças e professoras quilombolas. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e625
Edição
Seção
Dossiê