Ensino de matemática para normalistas do Instituto de Educação Régis Pacheco (1969-1972)

  • Cleide Selma Pereira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Janice Cassia Lando Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: história; matemática; ensino

Resumo

Neste artigo interpreta-se de que forma saberes relacionados ao ensino de matemática, contidos em um manual para professores primários, estiveram presentes na formação de normalistas do Instituto de Educação Régis Pacheco, em Jequié-BA, no período de 1969 a 1972. O recorte temporal se refere ao tempo de formação de duas depoentes e a data de publicação do manual O livro didático: sua utilização em classe. O trabalho se fundamenta na História Cultural, no conceito de apropriação, conforme Chartier (2002); na História das Disciplinas Escolares, segundo Chervel (1990); e, para a produção dos depoimentos, na História Oral Temática, de acordo com Meihy (1996). Foi possível interpretar que os saberes a ensinar e os saberes para ensinar a matemática, abordados no citado curso e no manual analisados, davam enfoque, respectivamente, a conteúdos do primário e a modos de ensiná-los, com indícios da Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna.

Biografia do Autor

Cleide Selma Pereira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Nasci em Aracajú, sou graduada em Pedagogia, tenho especializações na área de Gestão educacional/UESB, Ensino de Sociologia para o nível médio/UFBA, Gestão Pública/UFBA, Educação à distância/UNEB.
Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática e formação de professor de matemática.

Referências

#

Publicado
2019-12-14
Como Citar
Pereira dos Santos, C. S., & Lando, J. C. (2019). Ensino de matemática para normalistas do Instituto de Educação Régis Pacheco (1969-1972). Argumentos Pró-Educação, 4(12). https://doi.org/10.24280/ape.v4i12.504
Seção
Artigos