Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914

  • Maiara Elis Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-4493-9207
  • Iara Zimmer Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas históricas da formação dos professores e procura caracterizar como se organizavam as atividades relativas à formação prática do professor primário catarinense, de 1892 até 1914, no ensino de aritmética. Uma operação historiográfica realizada nos documentos normativos e imprensa local permitiram categorizar dois momentos. Um primeiro momento com ações do governo para criação de uma Escola-Modelo, local das práticas do ensino na formação, a partir de 1894, que cessa por volta de 1905. Num segundo momento, o ano de 1911 marca uma importante reforma de ensino no estado promovida por Orestes Guimarães, professor paulista comissionado, que implementou a divulgação do método intuitivo por meio de “aulas de praticagem” até 1914. Assim reconhecemos, ao longo desses dois momentos, que a formação prática do professor (em formação ou em exercício) para o ensino da aritmética no ensino primário estava fundamentada na observação de modelos.

Biografia do Autor

Maiara Elis Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda no Programa de Pós-Graducação em Educação Cientifica e Tecnologica  da Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2018).Especialização em Ações Interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem em Matemática pelo Centro Educar Brasil (2016).Graduação em Matemática-Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia (2012-2015)
David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lotado no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.
Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lotada no Colégio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação
Publicado
2019-06-25
Como Citar
Lunkes, M. E., da Costa, D. A., & Zimmer, I. (2019). Formação de professores: uma história da prática do ensino de aritmética, 1892-1914. Argumentos Pró-Educação, 4(11). https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.495
Seção
Número Temático