A intervenção na FFCL de São José do Rio Preto em 1964

  • Caroline Maria Florido Faculdade de Educação da Unicamp

Resumo

Neste artigo realiza-se uma síntese das motivações da intervenção policial na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de São José do Rio Preto – SP no primeiro dia da ditadura civil-militar em 1964. A partir desse dia, professores e estudantes da instituição foram presos e investigados com a abertura de um Inquérito Policial Militar. Essa foi a principal fonte histórica utilizada para a pesquisa, além de outros documentos e fontes bibliográficas, que reconstruiu a trajetória da instituição e levantou as causas da alteração de seus rumos após sete anos de sua existência. Conflitos entre frações de classes durante a sua criação, singularidade em seu projeto político pedagógico e organização institucional diferenciada teriam sido as causas da intervenção indicadas em outras referências históricas. Mas o estudo do IPM permitiu confirmar como principal motivo da prisão e perseguição de professores e estudantes seu envolvimento com os movimentos sociais e educacionais do período, considerados uma ameaça ao projeto das classes dominantes brasileiras.

Biografia do Autor

Caroline Maria Florido, Faculdade de Educação da Unicamp
Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp na área de Filosofia e História da Educação. Concluiu mestrado na mesma instituição. Desde 2014 atua como professora na educação infantil do município de Campinas, SP.
Publicado
2019-04-24
Como Citar
Florido, C. M. (2019). A intervenção na FFCL de São José do Rio Preto em 1964. Argumentos Pró-Educação, 4(10). https://doi.org/10.24280/ape.v4i10.460
Seção
Artigos