Utilização de texto de divulgação científica no ensino de ciências

  • Diogo Bacellar Sousa

Resumo

A divulgação científica objetiva apresentar o conhecimento científico por meio de linguagem acessível ao público, diminuindo a distância entre o cidadão e a ciência. Consciente da importância do conhecimento científico para a formação de um cidadão, objetivou-se identificar os aspectos científicos que se relacionam com a vivência e os possíveis obstáculos conceituais considerados por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola a partir de um texto de divulgação científica (TDC). A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de opinião presencial e virtual juntos aos alunos. O trabalho possibilitou a expressão coletiva e individual dos discentes; permitiu aos alunos o contato com notícias atuais de cunho científico e perceber que o que veem em sala de aula se relaciona com notícias que estão na mídia; também permitiu o enriquecimento do trabalho pedagógico do professor com demais questões a respeito do Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Diogo Bacellar Sousa
Atualmente é estudante do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Título de Licenciado em Química pela Universidade Católica de Brasília (2009). Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC (2010). Obteve o título de Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2013). Os trabalhos desenvolvidos durante os cursos de formação docente consiste no desenvolvimento de materiais didáticos que envolvem o Ensino de Ciências e Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Atualmente é Supervisor de Ciências (Aspectos pedagógicos e químicos) da Sala de Ciências (Centro de Ciência) do Sesc/DF, atuando na orientação de alunos de cursos de licenciatura nas áreas de Pedagogia, Química e Biologia, e desenvolve projetos voltados para o desenvolvimento da Linguagem Científica no Ensino de Ciências e Popularização da Ciência. Professor efetivo de Química do CECB (Centro Educacional Católica de Brasília), atuando na rede de ensino há onze anos. Tem experiência na área de Ensino em Química, com ênfase na produção de material didático sob orientação CTS; Ensino de Ciências para áreas de Pedagogia, Biologia, Física e Química. Desenvolve projetos na área de Ensino de Ciência. . Áreas de interesse: Química Verde; Química Orgânica; Bioquímica; Ensino de Química; Ensino de Ciência; Estratégias de Ensino; Produção de material didático e formação de professor no viés CTS.
Publicado
2019-04-24
Como Citar
Sousa, D. B. (2019). Utilização de texto de divulgação científica no ensino de ciências. Argumentos Pró-Educação, 4(10). https://doi.org/10.24280/ape.v4i10.457
Seção
Relato de Experiência