Prática como Componente Curricular: contribuições para a reflexão na Licenciatura em Matemática
Resumo
Este artigo articula-se com uma pesquisa de doutorado e apresenta uma reflexão da inserção da Prática como Componente Curricular (PCC) na Licenciatura em Matemática, por meio de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). A partir da análise documental, os projetos de curso foram categorizados em três modelos de inserção das horas de prática. O objetivo deste trabalho é discutir como os cursos estruturaram a prática como componente curricular, em seus PPC, considerando o esquema teórico das concepções de aprendizado de professores de Cochran-Smith e Lytle (1999) e a micropolítica da prática. Apresenta-se uma proposta de organização dos projetos pedagógicos de curso, documento de orientação acadêmica, dentro da concepção das referidas autoras de que o conhecimento da prática não compreende que existem formas distintas de conhecimento de ensino, um formal, que é produzido de acordo com as convenções da pesquisa social, e o prático, produzido durante a atividade de ensino.Copyright (c) 2019 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.