Imagem corporal e construção da identidade na infância sob uma perspectiva pedagógica

  • Paula Gomes dos Santos Colégio Pedro II, Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental
  • Kátia Regina Xavier Pereira da Silva Colégio Pedro II (CPII), Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica(MPPEB-CPII)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM-UERJ), Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Resumo

Este artigo tem como foco a imagem corporal e a identidade de crianças, entre 5 e 7 anos de idade na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo é identificar e analisar produções científicas brasileiras que tratam os conceitos imagem corporal e identidade sob uma perspectiva pedagógica. Utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura para a busca em três repositórios on-line: Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2017. Os resultados convergem para propostas pedagógicas relacionadas à inserção de brincadeiras e jogos no cotidiano escolar como meios fundamentais para o desenvolvimento da imagem corporal e da construção da identidade na infância, e atividades relacionadas à representação gráfica. Apontaram, também, a prática psicomotora como instrumento pedagógico para o desenvolvimento da criança, em sua totalidade.

Biografia do Autor

Paula Gomes dos Santos, Colégio Pedro II, Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB/CAp UERJ); Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II.
Kátia Regina Xavier Pereira da Silva, Colégio Pedro II (CPII), Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica(MPPEB-CPII)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM-UERJ), Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Publicado
2018-11-28
Como Citar
Santos, P. G. dos, & Silva, K. R. X. P. da. (2018). Imagem corporal e construção da identidade na infância sob uma perspectiva pedagógica. Argumentos Pró-Educação, 3(9). https://doi.org/10.24280/ape.v3i9.341
Seção
Artigos