Narrativas docentes como reflexão, empoderamento e mudança
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo compreender as contribuições do exercício da escrita sobre a própria prática, para a formação dos professores, tendo como foco narrativas docentes produzidas por professores, participantes de um grupo de estudos, vinculado a uma universidade pública do estado de São Paulo. Neste trabalho, apresentamos fragmentos de entrevistas semiestruturadas realizadas com dois professores participantes do referido grupo. O processo de análise do material levou em consideração a história de vida deles; o processo de produção dessas escritas, suas implicações políticas e a socialização das produções no coletivo. Os estudos deixaram em evidência características comuns aos sujeitos, que impulsionam a ação de escrever. Esse exercício possibilita a reflexão sobre a prática pedagógica, como forma de pesquisá-la, indiciando que a reflexão articulada ao conhecimento são fatores que podem levar ao empoderamento desses professores, fortalecendo suas práticas.Copyright (c) 2019 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.