Narrativas docentes como reflexão, empoderamento e mudança

  • Leticia Sepulveda Teixeira Leite Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rio Claro, Instituto de Biociências, Departamento de Educação
  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rio Claro, Instituto de Biociências, Departamento de Educação

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo compreender as contribuições do exercício da escrita sobre a própria prática, para a formação dos professores, tendo como foco narrativas docentes produzidas por professores, participantes de um grupo de estudos, vinculado a uma universidade pública do estado de São Paulo. Neste trabalho, apresentamos fragmentos de entrevistas semiestruturadas realizadas com dois professores participantes do referido grupo. O processo de análise do material levou em consideração a história de vida deles; o processo de produção dessas escritas, suas implicações políticas e a socialização das produções no coletivo. Os estudos deixaram em evidência características comuns aos sujeitos, que impulsionam a ação de escrever. Esse exercício possibilita a reflexão sobre a prática pedagógica, como forma de pesquisá-la, indiciando que a reflexão articulada ao conhecimento são fatores que podem levar ao empoderamento desses professores, fortalecendo suas práticas.

Biografia do Autor

Leticia Sepulveda Teixeira Leite, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rio Claro, Instituto de Biociências, Departamento de Educação
Graduada em Licenciatura em Pedagogia: Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro); Pós-Graduaça em Educaçao Infantil: Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO UNIARARAS); Mestranda em Educação: Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro)
Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rio Claro, Instituto de Biociências, Departamento de Educação
Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires, Argentina (1992). Mestre (2002) e Doutora (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pós-doutorado na Universidade Estadual de São Carlos - UFSCar (2012).
Publicado
2019-04-24
Como Citar
Leite, L. S. T., & Chaluh, L. N. (2019). Narrativas docentes como reflexão, empoderamento e mudança. Argumentos Pró-Educação, 4(10). https://doi.org/10.24280/ape.v4i10.338
Seção
Artigos