O têxtil no ensino de arte – corpo e tramas no saber sensível

Resumo

O texto discute o ensino de Artes Visuais a partir da Arte Têxtil, com o objetivo de pensar a arte como potência expressiva, ao encontro de um saber sensível. Desde os primórdios da civilização, os homens produziram fios com a lã de ovelha para serem tecidos. Atualmente, a Arte Têxtil tem se ampliado com a adição de novas materialidades contemporâneas, provocando uma (re)significação de sua produção. A pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de escola pública, a partir da necessidade de ampliação das experiências sensíveis proporcionadas às crianças. O contato permitiu encontrar novos significados e configurações, estimulando a capacidade criadora. Ressaltando a importância das tramas, teias e linhas para o ensino de arte, conclui-se que por meio da poética escolar são apresentadas possibilidades para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade por meio do ensino da Arte Têxtil.

Biografia do Autor

Daiane Figueiredo Rosenhein, Universidade Federal de Pelotas
Especialista em Artes - terminalidade: Ensino e Percursos Poéticos e Licenciada em Artes Visuais (Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas/UFPel). Professora de Artes Visuais da rede pública municipal de Pelotas, RS.
Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas
Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área deFundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do Pibid/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ).
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Rosenhein, D. F., & Zamperetti, M. P. (2018). O têxtil no ensino de arte – corpo e tramas no saber sensível. Argumentos Pró-Educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.333
Seção
Relato de Experiência