Formação continuada de professores: pressupostos teóricos sobre sua concepção e suas modalidades

  • Alexandre Giacomini Colégio Militar de Santa Maria/RS e Universidade Federal de Santa Maria/RS
  • Everton Lüdke Universidade Federal de Santa Maria/RS

Resumo

O conjunto das questões que permeiam a temática da formação continuada de professores apresenta-se, atualmente, como alvo crescente de análises em eventos - encontros, simpósios, congressos etc. - bem como em periódicos nacionais e internacionais. Nesse sentido, o presente artigo, de caráter qualitativo, tem como objetivos: tecer algumas considerações sobre a concepção de formação continuada e discorrer sobre três atuais tendências de modalidades dos processos de formação continuada de professores - reflexão na ação, pesquisa e história de vida - que podem contribuir para a melhoria da prática docente. A metodologia utilizada fundamentou-se na revisão narrativa de literatura. Espera-se que esta pesquisa possa oferecer uma contribuição significativa na melhoria dos programas de formação continuada de professores, bem como na qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Alexandre Giacomini, Colégio Militar de Santa Maria/RS e Universidade Federal de Santa Maria/RS
Possui Graduação em Física - Licenciatura Plena (2003) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), duas Especializações na área da Educação (2006 e 2011) pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), uma Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares (2015) pela Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), além de Mestrado (2014) e Doutorado (2017) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Professor da Rede Pública Estadual do RS de 2003 até 2014 e a partir de 2015 é Primeiro Tenente do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) do Exército Brasileiro e Professor de Física e Matemática do Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria/RS. Tem experiência nas áreas de: Física do Ensino Médio, Matemática do Ensino Fundamental e Educação/Ensino, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Formação Continuada de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação em Tempo Integral e Currículos pautados pela Abordagem Temática de inspiração Freireana e com Repercussões Educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). 
Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria/RS
Possui graduação em Fisica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester (1994) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é Professor Titular nível 8 em física no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Astronomia e eletrônica de microondas, com ênfase em observações astrofísicas de radiogaláxias, quasares e linhas moleculares em 1-120 GHz, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem em astronomia moderna, desenvolvimento de instrumental para ensino de astronomia, física geral, biofísica e educação médica continuada. Desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar. Possui experiência em orientações concluídas de teses de doutorado e dissertações de mestrado em Astronomia, Física, Educação Científica e Epistemologias de Ensino-aprendizagem. É professor orientador do Curso de Pós-Graduação PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) sediado na UFSM e docente orientador do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) desenvolvendo projetos principalmente nos seguintes temas: ensino médico e interdisciplinar em biofísica, formação de professores para o nível universitário em ciências e multidisciplinares, métodos modernos de ensino de física e moderna e contemporânea, e avaliação de produção científica sobre intervenções pedagógicas empregando métodos laboratoriais de ensino de ciências e tópicos biomédicos. Também age como doceente orientador de teses e dissertações em educação científica na UFRGS onde desenvolve métodos e técnicas de ensino, tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. É líder de grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo de Pesquisas sobre Aquisições Epistemológicas e Formações Científicas - na UFSM onde atua em atividades em investigação científica em educação e formação de professores e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em educação e ensino científico.
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Giacomini, A., & Lüdke, E. (2018). Formação continuada de professores: pressupostos teóricos sobre sua concepção e suas modalidades. Argumentos Pró-Educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.332
Seção
Artigos