O campo da formação docente no Brasil: análise da produção científica (2008-2015)

  • Daniela Gilvana Alfredo Sene Universidade Aberta do Brasil UAB/UNIFESP Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, São Paulo
  • Jane Kelly Oliveira Friestino Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó Universidade Aberta do Brasil UAB/UNIFESP http://orcid.org/0000-0002-5432-9560

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico que objetiva analisar artigos publicados em um periódico indicado como de alto impacto na área de Educação no Brasil, sobre formação docente no país. Foram analisados 21 trabalhos publicados no período compreendido entre 2008 e 2015, utilizando para isto o método de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Quatro categorias emergiram a partir das análises, sendo elas: políticas públicas para a formação docente; o currículo da formação docente; experiências de formação docente e formação e constituição da identidade profissional. Verificou-se maior ênfase nas propostas de formação continuada, uma aposta na valorização dos saberes docentes, bem como a cobrança de políticas públicas específicas para a formação docente nas diferentes esferas de atuação.

Biografia do Autor

Daniela Gilvana Alfredo Sene, Universidade Aberta do Brasil UAB/UNIFESP Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, São Paulo
Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP; Especialista em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil UAB/UNIFESP. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, São Paulo, Brasil
Jane Kelly Oliveira Friestino, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó Universidade Aberta do Brasil UAB/UNIFESP
Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Profa. Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/ Campus Chapecó - Santa Catarina. Brasil. Orientadora no curso Lato Sensu de Gestão Pública UAB/UNIFESP
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Sene, D. G. A., & Oliveira Friestino, J. K. (2018). O campo da formação docente no Brasil: análise da produção científica (2008-2015). Argumentos Pró-Educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.296
Seção
Artigos