A profissão docente e o cuidado com a vida

  • Antonio Joaquim Severino Uninove Feusp

Resumo

O ensaio desenvolve o argumento de que a profissão docente se justifica e se legitima, em última instância, pela sua condição de prática de cuidado com a vida2. Partindo da premissa de que toda prática profissional tem seu sentido último no cuidado com a vida humana, defende a ideia de que, a prática docente é, em máximo grau, compromissada e responsável por esse cuidar, uma vez que a educação, por ela mediada, tem por destinação intrínseca a implementação do projeto antropológico de constituição do humano no homem. Ao investir no esclarecimento do sentido e na consolidação das relações práticas construtivas do sujeito humano com a natureza, com a sociedade e com a cultura simbólica, a educação, em todas as suas formas e particularmente em sua modalidade institucionalizada, visa contribuir de modo intencional e sistemático, para a formação do homem que emerge, incompleto e frágil, em sua condição de ser imanente à natureza. Por isso, a prática profissional do educador, assim como todas as práticas de outras carreiras profissionais, significa empenho em propiciar, no espaço social e no tempo histórico, cuidado com a vida dos educandos, ao investir em sua formação integral de modo que possam ter uma existência com maior e melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Antonio Joaquim Severino, Uninove Feusp
Bacharel e mestre em Filosofia pela Université Catholique de Louvain; doutor em Filosofia, pela PUCSP; livre-docente e titular em Filosofia da Educação, pela FE-USP; professor aposentado de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP; é atualmente docente pesquisador junto ao PPGE da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Suas pesquisas atuais situam-se no campo da Filosofia e da Filosofia da Educação, no contexto dos pensamentos brasileiro e latino-americano. É autor, dentre outros, dos seguintes livros: Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986) Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999). ajsev@uol.com.br
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Severino, A. J. (2018). A profissão docente e o cuidado com a vida. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.282