Uma breve análise do ensino profissionalizante no Brasil

  • Kelly Cristina Campones

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado concluída em 2012 intitulada História, Trabalho e Educação: ensino profissionalizante do SENAI Ponta Grossa- Paraná. Entende-se que é de suma importância compreender e contextualizar historicamente as relações que tangenciaram a criação do ensino profissionalizante e, sobretudo do SENAI no Brasil; portanto, o estudo refere-se a uma breve retomada do modo de produção do sistema colonial e a sua correlação com a economia, a sociedade, o trabalho e a educação daquele período. Discorrendo sobre a influência de imigrantes no Brasil, a pesquisa avança para as primeiras iniciativas do governo relacionadas ao ensino profissional, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, sob o governo de Nilo Peçanha. Ao final, contextualizamos as diferentes intervenções que vieram a institucionalizar o SENAI no Brasil.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Campones
Coordenadora do Colégio Sesi Ensino Médio - Ponta Grossa e professora adjunta na Faculdade Sagrada Família com disciplinas no curso de Licenciatura em Pedagogia.
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Campones, K. C. (2018). Uma breve análise do ensino profissionalizante no Brasil. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.275