Educação, trabalho, e as dimensões históricas e ideológicas do SENAI Paraná

  • Desiré Luciane Dominschek UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER http://orcid.org/0000-0001-9678-4230
  • José Claudinei Lombardi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP

Resumo

Este artigo apresenta dimensões da constituição do SENAI em nível nacional e, especificamente, do SENAI Paraná. O trabalho e a educação foram determinados no Paraná, primeiro pelos colonizadores e mais tarde pelo trabalho escravo; consequentemente, pelos ciclos de produção, demonstrando que, mediante a diversidade de forças, sejam elas econômicas ou políticas, as lutas de classes sempre estiveram presentes, pois o trabalhador é um indivíduo em constante modificação. Nosso trabalho percorre a trajetória histórica dos processos de industrialização e formação para o trabalho no estado do Paraná. A pesquisa parte de uma análise documental e apresenta questões sobre a formação profissional desenvolvida na Escola SENAI- PR. Especificamente sobre escola de Curitiba, retratou-se a organização desse instituto visando um projeto ideológico pensado para a constituição do progresso do Estado do Paraná a partir da visão dos industriários e dos políticos com poder hegemônico naquele contexto histórico. O artigo destaca os registros dos processos de ensino – aprendizagem das escolas SENAI. Como resultados e conclusões, destacamos a constituição do SENAIPR, as ideias de progresso no mesmo Estado, a relação entre trabalho/educação, elementos aos quais se deu destaque na constituição da formação profissional no Estado.

Biografia do Autor

Desiré Luciane Dominschek, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Doutorado em Educação - Área de Filosofia e História da Educação Mestrado em Educação - Área Historia e Historiografia da Educação Professora do Centro Universitário Internacional - Curso Pedagogia e licenciaturas - Coordenadora da área de Pesquisa e publicações academicas e Coodenadora institucional do PIBID e do Comité de Ética Uninter
José Claudinei Lombardi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
 Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas; Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações no campo de pesquisa referida, como: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Referências

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Publicado
2018-04-16
Como Citar
Dominschek, D. L., & Lombardi, J. C. (2018). Educação, trabalho, e as dimensões históricas e ideológicas do SENAI Paraná. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.274