Notas teórico-metodológicas sobre relações entre vivência e práxis: análise de prática pedagógica
Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão teórico-metodológica sobre as relações entre vivência e práxis. A partir dessa discussão procura empreender uma análise de uma experiência pedagógica desenvolvida com professoras de educação infantil em que foi utilizada uma técnica conhecida como Psicodrama Pedagógico. Essa experiência foi realizada por uma professora com quem partilhei o trabalho e as discussões sobre a validade de tal técnica no processo de construção do conhecimento da realidade objetiva. O artigo se desenvolve objetivando explicitar os desafios e as dificuldades de se compreender e superar a perspectiva reducionista, fragmentária e pragmática que o campo educativo tem enfrentado atualmente, principalmente com o advento da atitude epistemológica difundida pela agenda pós-moderna.Copyright (c) 2017 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.