Estudo exploratório sobre os estilos intelectuais no ensino médio
Resumo
O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil dos estilos de pensamento/intelectuais de alunos do ensino médio brasileiro. Também visou buscar possíveis diferenças entre os alunos do 1º ano do ensino médio e do 3º ano. Participaram 524 alunos do ensino médio de três escolas públicas, sendo uma do Estado do Paraná e duas de Minas Gerais. O instrumento de pesquisa foi o Inventário de Estilos de Pensamento/Intelectuais (TSI-R2), que apresenta sessenta e cinco itens, sendo aplicado de forma coletiva. Com base nos resultados foi possível verificar um perfil de estilos intelectuais dos alunos do ensino médio brasileiro, havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos nos estilos local (preferência por ideias concretas e com muitos detalhes), hierárquico (preferência pela priorização de tarefas segundo sua importância) e anárquico (preferência por tarefas flexíveis).Copyright (c) 2017 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.