Estudo exploratório sobre os estilos intelectuais no ensino médio

  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Lays Monteiro Inácio Universidade Estadual de Londrina
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco-SP
  • Maria Luzia Silva Mariano Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil dos estilos de pensamento/intelectuais de alunos do ensino médio brasileiro. Também visou buscar possíveis diferenças entre os alunos do 1º ano do ensino médio e do 3º ano. Participaram 524 alunos do ensino médio de três escolas públicas, sendo uma do Estado do Paraná e duas de Minas Gerais. O instrumento de pesquisa foi o Inventário de Estilos de Pensamento/Intelectuais (TSI-R2), que apresenta sessenta e cinco itens, sendo aplicado de forma coletiva. Com base nos resultados foi possível verificar um perfil de estilos intelectuais dos alunos do ensino médio brasileiro, havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos nos estilos local (preferência por ideias concretas e com muitos detalhes), hierárquico (preferência pela priorização de tarefas segundo sua importância) e anárquico (preferência por tarefas flexíveis).

Biografia do Autor

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Estudos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ambos da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq. E-mail: katyauel@gmail.com
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade Estadual de Londrina
Psicóloga. Mestranda bolsista CNPq em Educação pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: amandalmonteiroo@gmail.com
Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco-SP
Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, docente da graduação no curso de psicologia e no Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Psicologia, da Universidade São Francisco-SP, São Paulo, Brasil. Bolsista produtividade do CNPq. E-mail: acacia.angeli@gmail.com
Maria Luzia Silva Mariano, Universidade Estadual de Londrina
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas. Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: maluuel@gmail.com
Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina
Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Oliveira, K. L. de, Inácio, A. L. M., Santos, A. A. A. dos, Mariano, M. L. S., & Franco, S. A. P. (2017). Estudo exploratório sobre os estilos intelectuais no ensino médio. Argumentos Pró-Educação, 2(6). https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.251
Seção
Artigos