O protagonismo das princesas africanas na literatura juvenil: uma investigação no PNBE

  • Renata Junqueira de Souza Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp
  • Daniela Maria Segabinazi UFPB
  • Jhennefer Alves Macêdo UFPB

Resumo

Este artigo é uma reflexão que aborda e discute o protagonismo das princesas negras nas publicações contemporâneas, particularmente após a Lei 10.639/03. Nesse recorte, o principal objetivo é apresentar o levantamento bibliográfico realizado em todas as edições do Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) para os anos finais do ensino fundamental e analisar as contribuições que essas narrativas estão proporcionando para o (re)conhecimento da memória das princesas africanas. O aporte teórico são os estudos de Oliveira (2008) e Paiva e Soares (2014), que apontam os avanços e inquietações que a lei representa no tocante à legitimação da literatura afro-brasileira. Nesse primeiro estudo, já foi possível localizar algumas narrativas escritas por brasileiros que estão adaptando os contos populares africanos e/ou afro-brasileiros e revelam as histórias das princesas africanas que “supostamente” existiram, mas que ficaram esquecidas na história e memória dos leitores.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp
Livre docente em Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Pós doutorado no departamento de Literatura e Ensino da Ohio State University. Docente da graduação e pós graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (Presidente Prudente). Coordenadora do Centro de Pesquisas em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). Com experiência na área de Educação e Literatura, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Estratégias de leitura. Compreensão de textos.
Daniela Maria Segabinazi, UFPB
Doutora em Letras pela UFPB (2011), vinculado a área de Literatura, Cultura e tradução, linha de Estudos literários da Idade Média ao Século XIX. Atualmente integra o quadro de professores da UFPB, com dedicação exclusiva e é líder do Grupo de Pesquisa: Estágio, ensino e formação docente (http://www.ufpb.br/geef). Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura infanto juvenil, literatura brasileira, ensino de literatura, estágio supervisionado e formação de professores; atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, literatura e ensino, literatura infantil e juvenil, leitura e letramento literário.
Jhennefer Alves Macêdo, UFPB
Graduada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela UFPB. Atualmente aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição, vinculado à área de Literatura, Cultura e Tradução, seguindo a linha de Estudos Literários da Idade Média ao Século XIX. Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, ensino e formação docente (http://www.ufpb.br/geef), na linha de Literatura infantil e juvenil, leitura e ensino.
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Souza, R. J. de, Segabinazi, D. M., & Macêdo, J. A. (2017). O protagonismo das princesas africanas na literatura juvenil: uma investigação no PNBE. Argumentos Pró-Educação, 2(6). https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.247
Seção
Artigos