“Estado à parte” em Itaipu: a autonomia das vilas habitacionais brasileiras

  • Denise Kloeckner Sbardelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sérgio Eduardo Montes Castanho Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

Este artigo analisa os elementos encontrados em Itaipu que em conjunto caracterizam o espaço construído pela entidade como um “Estado à parte” ou “governo local de fato”. Diante das ações de Itaipu junto às Vilas Habitacionais e Canteiro de Obras, diferenciadas de acordo o nível funcional/fração da classe trabalhadora a que eram destinadas, ampla estrutura repressiva e ideológica foram estabelecidas, a fim de obter o controle, hegemonia e consenso. O trabalho foi construído com base no método materialista histórico-dialético, valendo-se de análises bibliográficas, documentais e entrevistas semiestruturadas, e elenca diversos aspectos que caracterizam Itaipu como um “Estado à parte”: personalidade jurídica inédita, isenção de impostos e insubordinação às normas municipais; controle sobre a moradia e normas civis próprias; serviços de segurança próprios, repressão e colaboração com os regimes militares da América Latina; controle sobre os meios de comunicação; política educacional própria e transmissão de valores morais específicos.

Biografia do Autor

Denise Kloeckner Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Francisco Beltrão.É pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil - HISTEDBR, GT UNIOESTE/PR.
Sérgio Eduardo Montes Castanho, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1964), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), ambos na área de Filosofia e História da Educação. Pesquisador visitante e professor junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade na UESB, na linha de pesquisa Memória, Cultura e Educação. Professor doutor colaborador da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Educação. É pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil - HISTEDBR.
Publicado
2017-04-28
Como Citar
Sbardelotto, D. K., & Montes Castanho, S. E. (2017). “Estado à parte” em Itaipu: a autonomia das vilas habitacionais brasileiras. Argumentos Pró-Educação, 2(4). https://doi.org/10.24280/ape.v2i4.138
Seção
Artigos