A ação docente pelo do olhar do professor: uma abordagem crítico-dialética

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luzia Silva Mariano Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O sistema educacional de uma sociedade é responsável pela educação e socialização dos indivíduos, sendo as escolas e as universidades as instituições sociais que desempenham esse papel. O presente trabalho teve como objetivo conceber o conceito de ação docente que o professor universitário apresenta e como ele elabora as suas aulas e exerce a sua docência a partir deste conceito. A base teórico-metodológica utilizada foi o materialismo histórico e dialético. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duração de cerca de 30 minutos com um professor de uma universidade pública do norte do Paraná. Foi possível perceber na fala do professor que apesar de uma didática classificada por ele mesmo como tradicional, os alunos apreendem o conteúdo de uma forma eficiente e ele exerce sua prática docente a fim de proporcionar a seus alunos o conhecimento como um todo.Palavras-chave: Prática de ensino. Educação. Ensino superior. Palavras-Chave: Prática de Ensino. Educação. Ensino Superior.  

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina PR
Maria Luzia Silva Mariano, Universidade Estadual de Londrina
Doutorada em Educação pela Universidade Estadual de Londrina
Publicado
2016-12-20
Como Citar
Franco, S. A. P., & Mariano, M. L. S. (2016). A ação docente pelo do olhar do professor: uma abordagem crítico-dialética. Argumentos Pró-Educação, 1(3). https://doi.org/10.24280/ape.v1i3.126
Seção
Artigos