Os caminhos de uma educadora

  • Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho Histedbr/ Unicamp

Resumo

A abordagem é histórica: história da formação pessoal. O texto apresenta os caminhos percorridos como educadora no campo da educação superior, especialmente na área da metodologia do ensino, no período compreendido entre a segunda metade do século XX até os dias atuais. Apresenta as principais influências teóricas em sua atuação, especialmente no trabalho em sala de aula. Por meio de estudos, pesquisas e encontros com professores universitários o caminho desembocou no trabalho com docentes do ensino superior sobre sua formação. As conclusões apontam dificuldades e perspectivas no campo da docência universitária.

Biografia do Autor

Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho, Histedbr/ Unicamp
Maria Eugênia L. M. CastanhoMini currículoMestre e Doutora em Educação na área de Metodologia do Ensino pela UNICAMP. Dentro dessa área seu foco é a questão da docência universitária. Ex-Professora da Graduação e da Pós-Graduação (Mestrado), onde foi coordenadora, da Faculdade de Educação da PUC-Campinas. Pesquisadora “Produtividade em Pesquisa” do CNPq, vinculada ao Grupo de Pesquisa “História, Sociedade e Educação” da UNICAMP .  Coautora do livro Repensando a didática, na sua 30ª edição, além de autora e organizadora de diversas obras no campo da Educação. Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, SP. 
Publicado
2017-04-28
Como Citar
Castanho, M. E. de L. e M. (2017). Os caminhos de uma educadora. Argumentos Pró-Educação, 2(4). https://doi.org/10.24280/ape.v2i4.124
Seção
Especial