COMO A LÍNGUA MATERNA AFETA O SUJEITO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?
Denise Souza Rodrigues Gasparini
Instituto de Estudos da Linguagem
Universidade Estadual de Campinas
Abstract
Neste trabalho, que contempla alguns aspectos de minha dissertação, ainda em desenvolvimento, pretendo oferecer uma contribuição para a discussão teórica da Lingüística Aplicada no que respeita à vertente do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, e, para tal, proponho a consideração de alguns aspectos do contato do sujeito com a tríade linguagem – língua materna – língua estrangeira, tomando a noção de sujeito do aporte da psicanálise. O sujeito que nos interessa incluir em nossas reflexões é, pois, o sujeito do inconsciente, postulado como constituído e dividido na e pela linguagem. Apresentarei as principais características desta noção adiante.Minha hipótese considera que a linguagem postulada como constitutiva se materializa para o sujeito em sua língua materna, língua na qual ele está imerso desde antes de seu nascimento e que inscreve nele suas marcas únicas e singulares. A tais marcas atribuo a característica de influenciarem as relações que o sujeito estabelece