Motivação para aprender no ensino médio: uma análise com professores e alunos

  • Maria Luzia Silva Mariano Universidade Estadual de Londrina
  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Lays Monteiro Inácio Universidade São Francisco
Palavras-chave: motivação para aprender; ensino médio

Resumo

O presente estudo objetivou identificar como os professores do Ensino Médio percebem a motivação para aprender de seus alunos e articular tais resultados com a qualidade motivacional apresentada pelos estudantes, tendo como base a Teoria da Autodeterminação. Participaram dez docentes de instituições públicas dos estados de Minas Gerais e do Paraná, que responderam a um questionário com oito questões sobre o construto da motivação e ainda 524 estudantes do Ensino Médio (M=16,5; DP=1,49), ambos os sexos, avaliados por meio do Continuum de motivação para aprender. Os resultados indicaram que os professores perceberem seus alunos como motivados para ingressar no mercado de trabalho ou para dar continuidade aos estudos. Os estudantes se apresentaram mais orientados pela motivação extrínseca por regulação identificada. Os dados foram discutidos à luz da teoria, visando a identificação de suas implicações psicoeducacionais.

Biografia do Autor

Maria Luzia Silva Mariano, Universidade Estadual de Londrina
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: malumariano@yahoo.com.br
Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Estudos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ambos da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq. E-mail: katyauel@gmail.com
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade São Francisco
Psicóloga. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. E-mail: amandalmonteiroo@gmail.com

Referências

#

Publicado
2019-12-14
Como Citar
Mariano, M. L. S., Oliveira, K. L. de, & Inácio, A. L. M. (2019). Motivação para aprender no ensino médio: uma análise com professores e alunos. Argumentos Pró-Educação, 4(12). https://doi.org/10.24280/ape.v4i12.538
Seção
Artigo