Motivação para aprender no ensino médio: uma análise com professores e alunos
Resumo
O presente estudo objetivou identificar como os professores do Ensino Médio percebem a motivação para aprender de seus alunos e articular tais resultados com a qualidade motivacional apresentada pelos estudantes, tendo como base a Teoria da Autodeterminação. Participaram dez docentes de instituições públicas dos estados de Minas Gerais e do Paraná, que responderam a um questionário com oito questões sobre o construto da motivação e ainda 524 estudantes do Ensino Médio (M=16,5; DP=1,49), ambos os sexos, avaliados por meio do Continuum de motivação para aprender. Os resultados indicaram que os professores perceberem seus alunos como motivados para ingressar no mercado de trabalho ou para dar continuidade aos estudos. Os estudantes se apresentaram mais orientados pela motivação extrínseca por regulação identificada. Os dados foram discutidos à luz da teoria, visando a identificação de suas implicações psicoeducacionais.Referências
#
Copyright (c) 2019 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.